quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Manifesto 12:12 - 12 Razões simples para enriquecer o seu menu e o Planeta

Manifesto 12:12 - O QUE NOS MOVE
O mundo não é a preto e branco e a alimentação muito menos. Não é um jogo de futebol em que os ‘verdurinhas’ defrontam os ‘carnívoros’. E, sobretudo, não queremos estados-policiais onde decidimos o que é ou deixa de ser ‘saudável’ ou ‘adequado’. Felizmente é um mundo rico em culturas, formas de vida, estados de espírito, alternativas e sabores!
É isso mesmo que defendemos, sabores alternativos, opções de vida, cores, formas, texturas e riqueza no prato. E defendemos a opção, o direito a poder escolher e partilhar o valor de uma escolha, o valor de uma pequena e (in)significante decisão no nosso quotidiano, o valor do sorriso de agradável surpresa do amigo quando experimenta um novo prato que, por medo ou preconceito, nunca pediria. Queremos ouvir interrogações como “mas isto não tem mesmo carne?” ou “hum, mas leva ovos, certo?” ou a nossa preferida “mas isto afinal é bom!”. E é bom. É bom, cria riqueza através de um mundo rural diversificado, com mais emprego e cuidados com a terra e com o que dela nasce. É óptimo, ajuda a Natureza a recuperar algum balanço, poupa nos gases com efeito estufa, poupa água e energia. Acima de tudo, é pelo direito a alternativas que enriqueçam o nosso dia-a-dia, em termos de saúde, cultura e bem-estar.
Este manifesto não é tanto para quem já conhece e desfruta da cozinha vegetariana, nas suas múltiplas e infinitas formas. É mesmo para os que adoram posta à Mirandesa e bifana no pão, os que deliram com uma sardinhada e não dispensam um bacalhauzinho à Minhota. Porque a ideia é mesmo essa: variar e descobrir. Pretendemos só isso, dar a descobrir a variedade da alimentação e gastronomia vegetariana, para que seja de facto uma escolha presente no seu menu.
Não queremos obrigar ninguém, o nosso objectivo é muito mais ambicioso que isso. Queremos inspirar pessoas, escolas, restaurantes da moda, tascas de bairro, as roulottes que encontramos quando vamos à bola e os grandes cafés de referência de Lisboa, Porto, Coimbra e todo este Portugal. Queremos que, pelo menos um dia por mês, haja sempre opção vegetariana. Este é o desafio:
“Dia 12: Dia da opção Vegetariana”

Sem comentários:

Enviar um comentário