segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A nossa primeira notícia nos Media! Obrigado, Ambiente Online!

Ecology Made Real: o lado prático da ecologia

2010-10-11
Destinado a romper com uma visão teórica e académica da ecologia e do ambiente, o projecto “Ecology Made Real” foi inaugurado no passado domingo. O biólogo e consultor Nuno Gaspar Oliveira é o coordenador desta iniciativa, que caracteriza como «uma chamada à responsabilidade social de fazer da ecologia uim valor real».
Na prática, o projecto corresponde à criação de uma rede de especialistas e outras partes interessadas, que possam colaborar na apresentação de projectos e soluções «práticas e eficientes». «A ideia da criação de uma rede contribui para uma visão democrática da ecologia», considera Gaspar Oliveira. O coordenador da rede sublinha ainda a importância do capital natural, menosprezado frequentemente face ao capital financeiro.
Um dos primeiros projectos da rede consiste na elaboração de um manifesto sobre o impacto da escolha vegetariana na sociedade. Nesse sentido, a equipa de especialistas está a preparar o documento que aponta 12 razões válidas para fazer a escolha vegetariana, pelo menos uma vez por mês. «Não queremos obrigar ninguém, mas sim inspirar», afirma o coordenador do projecto.
Por enquanto, a rede “Ecology Made Real” conta com a participação de seis membros. Apesar da maioria dos participantes fazer parte do gabinete de projectos ambientais Natursitta, Gaspar Oliveira garante que o projecto não se quer fechado à realidade da empresa.

1 comentário:

  1. a questão da escolha vegetariana é especialmente importante!
    com o que comemos podemos mudar o mundo!
    o ano passado estive numa conferência na Gulbenkian onde um especialista português deu números extraordinários sobre isto: as consequências na redução do efeito de estufa,
    na redução da fome a nível mundial, na mautençâo da biodiversidade...
    ex. em média com o gasto de energia para alimentar um americano a comer carne, alimentam-se 4 pessoas vegetarianas, a vaca é o segundo maior responsável pelos gases de efeito de estufa, e o maior predator marinho, porque há espécies de peixes que servem para fazer farinhas para rações

    ResponderEliminar