sábado, 9 de outubro de 2010

ECOLOGY MADE REAL – 10 PRINCÍPIOS ORIENTADORES

ECOLOGY MADE REAL – 10 PRINCÍPIOS ORIENTADORES

1.      CONSCIÊNCIA: Somos responsáveis pelo bem-estar da sociedade, qualidade de vida, justiça social, ambiente saudável e equilíbrio ecológico. Estamos conscientes da nossa importância e papel, pois não há nada maior do que a motivação para a acção consciente e organizada;
2.      CIÊNCIA: cada um dos elementos da rede tem valências nas mais variadas ciências naturais, tecnológicas e sociais. Do Ambiente ao Urbanismo, da Biologia da Conservação ao Marketing Social, da Engenharia Natural à Gestão de Recursos Naturais, do Planeamento Territorial à Construção Sustentável, existem múltiplas valências (crescentes) nos diferentes campos da ciência para poder responder às mais variadas questões e projectos;
3.      TRABALHO: Trabalho, sempre em progresso, sempre em aprendizagem e sempre com objectivos concretos, bem definidos, devidamente avaliados e adequadamente monitorizados. Acreditamos que para obter bons resultados deve haver bom planeamento e excelente monitorização;
4.      COOPERAÇÃO: Esta é a chave para o sucesso, aprender a cooperar, confiar, delegar e gerir elementos e personalidades. Sem cooperação, não é possível desenvolver o próprio conceito subjacente ao projecto.
5.      RIQUEZA: Acreditamos na mudança de paradigma e o fim de uma obsessão social que nos tem trazido inúmeros problemas e agravado as desigualdades. Acreditamos que o ‘lucro’ não é mais o maior objectivo de uma empresa mas sim a ‘Geração de Riqueza’, onde o lucro financeiro é apenas parte dos objectivos maiores de preservar e garantir um legado geracional de valores ambientais e sociais que assegurem infinitas possibilidades de novos negócios e empreendimentos, tais como a cultura, biodiversidade e os serviços dos ecossistemas;
6.      SUSTENTABILIDADE: A Ecologia como base de garantia dos valores Ambientais, Sociais e Económicos, a compreensão do real valor do território e dos recursos naturais como ponto de partida de uma nova economia local e regional, o pensamento ecológico como vector de debate e construção de novas ideias e ideais, a procura constante da Sustentabilidade na prática;
7.      NETWORKING: O mundo mudou nos últimos 5 anos de uma forma porventura inesperada para quem não acreditava na ascensão do Homem tecnológico. Hoje é mais fácil comunicar e trocar ideias em universos virtuais do que no ‘mundo real’, é o advento da net 2.0, da interactividade, da interconectividade ágil e mutável, da impermanência de pontos fixos e de toda uma nova definição do que é ser “amigo”. Esta força é imparável, mas quem a souber entender pode criar redes de múltipla natureza para resolver os mais variados problemas. Essa é a nossa filosofia;
8.      COMUNICAÇÃO: É fundamental conhecer e dar a conhecer os novos desenvolvimentos científicos, tecnológicos, económicos e sociais do modo mais prático, rápido e interactivo possível. A informação é poder e precisamos de partilhar esse poder para que cada cidadão ganhe mais capacidade em tomar as suas decisões da forma mais consciente e responsável possível, idealmente, de forma a gerar maior riqueza económica, social e ambiental;
9.      RESPONSABILIDADE SOCIAL: Faz parte do conceito de gerar riqueza. É a nossa forma de gerar e gerir negócios e projectos, é a nossa maior ambição, dar um contributo, por menor que possa ser, para uma sociedade mais justa e harmoniosa.
10.  VISÃO: Tornar a Ecologia uma realidade prática ao serviço do Homem e do Planeta.

1 comentário:

  1. Belos 10 Princípios!
    Deveria-se fazer chegar ao governo e parlamento para ver se eles entendiam e mudavam de política para levar este país para um caminho produtivo e sustentável!
    RGM

    ResponderEliminar