quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Novos elementos da rede EMR: Vasco Rodrigues

 Arquitecto e mestre em “Energia para a Sustentabilidade” na área de especialização de Energia em Edifícios e Ambiente Urbano pela Universidade de Coimbra, especializei-me em estratégias bioclimáticas, eficiência energética e aplicação de energias renováveis em edifícios.
A minha experiência profissional compreende o desenvolvimento de projectos em gabinetes de arquitectura, em eventos culturais e na função pública, sempre complementada por uma actividade regular por conta própria. A reabilitação de edifícios, essencialmente de habitação, é a área onde tenho mais experiências, e estou certo que é este o caminho que deve ser seguido no sector da construção.
Persigo a ideia de um futuro sustentável para as novas gerações, onde a arquitectura, como prática disciplinar que cruza uma multiplicidade de conceitos e interesses, alguns deles contraditórios, não constitui, por si só, uma resposta à necessidade de mudança de modelos de desenvolvimento. Deve, no entanto, ser um importante veículo de mudança, no sentido que contribui para a alteração de práticas e métodos.
Embora muitas vezes refém da encomenda e do cliente, defendo que ao arquitecto do século XXI coloca-se um desafio que não se esgota no seu papel de criador e/ou técnico da construção. Ao nível do projecto, este deve desempenhar um papel mais interventivo e crítico nas dinâmicas sociais e culturais, que o coloca numa posição de uma especial responsabilidade enquanto actor social.

Sem comentários:

Enviar um comentário